Instalação e manutenção de bomba para piscina (Motobomba)

A motobomba para piscinas é um dos equipamentos mais importantes da casa de máquinas. É considerado o coração do sistema hidráulico da piscina, pois é quem bombeia a água fazendo-a passar pelo filtro e retornar para a piscina diariamente.

A bomba de piscina existe para fazer a água circular. Ou seja, ela provoca a movimentação da água de forma mecânica. Por meio de uma câmara ativada a vácuo, ela suga a água para dentro de uma centrífuga que depois a expele de volta para dentro da piscina. Os motores para piscina também fazem com que acessórias como cascatas e todo sistema de aquecimento funcionem.

Motobombas não podem funcionar sem água sob risco de danos em seus componentes internos o que pode acarretar a perda parcial ou total de sua potência.

Para garantir que a bomba continue funcionando de forma adequada, é preciso se atentar a alguns cuidados com sua manutenção. O ideal é que a cada 6 meses seja feita uma revisão técnica do equipamento. Algumas dicas podem te ajudar a manter o funcionamento da bomba sempre em dia:

– Ruídos estranhos ou vazamentos podem ser indícios de que a bomba está muito desgastada. Nesse caso, procure um técnico;

– Se você notar que a bomba está com uma temperatura elevada, desligue imediatamente o equipamento;

– Verifique regularmente os elementos de vedação da bomba;

– A bomba não deve operar sem água, isso pode danificar e prejudicar o seu funcionamento;

– Atente-se à vazão da bomba, que deve corresponder às necessidades do sistema de filtragem de cada piscina.

É de suma importância que a moto bomba esteja projetada para o volume da piscina, pois o tempo de circulação da água entre a piscina e o filtro é determinante na qualidade e estabilidade dos produtos químicos a ela adicionados.

Caso tenha dúvidas sobre o perfeito funcionamento da moto bomba, faça-nos uma consulta, teremos imenso prazer em atendê-lo.

 

Instalação de Filtro para Piscina e manutenção em casa de máquinas, troca de Areia e Peças

Equipamento de extrema importância para remoção de sujeiras da água e sua clarificação.

O filtro para piscina não possui função desinfetante, mas ele contribui para a eliminação das impurezas que ficam suspensas na água. A limpeza feita por ele é física e não química.

Por exemplo, pequenas partículas, folhas, restos de grama, entre outras sujeiras podem cair diariamente na água. E é o filtro o instrumento responsável por removê-las.

É por meio de uma areia especial, que fica dentro do filtro, que a água sugada pelos drenos, aspiradores ou skimmer é limpa e assim retorna para a piscina. A areia retém a sujeira e outros produtos químicos, de maneira que devolve o aspecto higiênico e mais agradável da água. É importante saber que com qualquer nível de sujeira a água da piscina pode ser tratada.

Para que uma boa filtragem seja feita o processo deve levar no mínimo seis horas.

A limpeza do filtro para piscina deve ser feita de acordo com a freqüência de uso da piscina. Por exemplo: aquelas piscina de clubes, que são usadas continuamente, ou a piscina de uma residência que for usada muitas vezes na semana.

Nesses casos, é necessário que a manutenção seja feita regularmente. De preferência, uma vez por semana.

Efetuamos troca de areia e ou substituição do elemento em poliéster, bem como reparos na válvula (cabeçote) de 6 vias caso apresente vazamentos ou quebra.

Caso tenha dúvidas sobre o funcionamento ou eficiência de seu filtro faça-nos uma consulta, teremos imenso prazer em atendê-lo.

 

Aquecimento (Placas Solares) e manutenções

Trabalhamos com sistema de aquecimento de água pela energia solar que é composto pelos coletores solares (placas) e o reservatório é a própria piscina. Aquecer água com energia solar é a melhor maneira de economizar energia elétrica e ainda assim ter a água quente na sua piscina, pois o processo de aquecimento ocorre por meio do calor do sol, sendo assim em tempos de frio e chuva sua água não estará quente, esse meio de aquecimento é uma fonte de energia gratuita e que não prejudica de maneira alguma o meio ambiente.

A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações, o sistema é composto por mangueiras que perpassam as placas expostas ao sol. Essas últimas geralmente são feitas com polipropileno ou borracha de EPDM, sempre em cores escuras para absorver melhor a radiação.

O funcionamento do aquecedor solar consiste, basicamente, em bombear a água para dentro dos coletores, transmitindo para ela o calor captado do sol e, conseqüentemente, aquecendo-a. Esses coletores geralmente são instalados sobre telhados ou lajes e sempre na direção norte, o que garante uma melhor exposição solar. Geralmente é usada uma bomba de filtragem para forçar a água, através das placas. O tamanho da bomba varia de acordo com a localização dos coletores, quanto mais longe, maior deverá ser a bomba. Quando houver uma quantidade adequada de sol, a água filtrada irá circular pelos coletores, que irão aquecê-la e direcioná-la de volta para a piscina. Ou seja, a água sai da piscina, passa pela bomba, da bomba ela vai para o filtro e do filtro para os coletores, e em seguida ela retorna para a piscina.

Faça-nos uma consulta, teremos imenso prazer em atendê-lo.

 

Instalações de Aquecimento por bomba / Trocador de Calor e Manutenções

sistema de aquecimento por bomba ou trocador de calor é capaz de esquentar a piscina independente das condições climáticas do ambiente. Para isso, basta ter energia elétrica para alimentar o aparelho, conhecido por bomba de troca de calor – um aparelho econômico e eficiente.  O trocador de calor funciona como um ar condicionado invertido, capaz de captar o ar quente, descartar o ar frio e assim aquecer a piscina. O Trocador de Calor retira o calor do ar ambiente e o transfere esse calor para a água da piscina. O trocador “absorve” o ar do ambiente e o calor do ar é transferido para uma serpentina contendo gás semelhante ao usado em aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Através de um compressor, esse calor absorvido pelo gás aumenta, e é transferido para a água.

Esse sistema de aquecimento faz uso de energia elétrica para o funcionamento do compressor, mas a quantidade de energia necessária para o funcionamento é muito baixa, se comparada a um sistema de aquecimento elétrico, por exemplo.

A vantagem desse sistema está na instalação fácil e rápida, contudo, pode levar até três dias para que a água fique aquecida. Além disso, esse tipo de aquecedor pode ser usado como uma fonte única de aquecimento ou como auxiliar no sistema de energia solar. Dessa forma, ele só trabalha quando o sistema principal (normalmente é o aquecimento solar para piscina) não consegue suprir a demanda do aquecimento. Sendo utilizada normalmente nos meses mais frios do ano. É sustentável e não gera resíduo ou poluente ao ambiente.

Os trocadores de calor acompanham um painel, no qual se pode observar a temperatura da água da piscina e alterar a temperatura desejada. Alguns modelos possuem sistema para programação de agenda de horários, fazendo com que o equipamento funcione em dias específicos, aumentando a sua economia de energia. A temperatura da água da piscina é analisada de hora em hora, através de sensores. Caso a temperatura tenha baixado, o Trocador de Calor começará a funcionar novamente para aquecer a água da piscina. Quando a temperatura voltar ao valor estipulado no Trocador de Calor, ela se desliga automaticamente para economizar energia.

Faça-nos uma consulta, teremos imenso prazer em atendê-lo.

 

Substituição Iluminação Antiga da Piscina por iluminação de leds

A iluminação de LED, por sua vez, possui excelente durabilidade e economia no consumo de energia. Por conta disso, tem se tornado cada vez mais freqüente a substituição da iluminação dicróica para a de LED em piscinas antigas.

Iluminação de LED, além de ser uma alternativa moderna, oferece maior economia, por conta de seu tempo de duração. Ela também proporciona maior segurança para quem utiliza a piscina, já que atua com tensões mais baixas e diminuem os riscos de curto-circuito. Para iniciar a substituição, você precisará de dois produtos: os adaptadores de LED e as lâmpadas para piscina. Para isso, é importante pesquisar por empresas de qualidade e confiança para fornecer os produtos. Não é necessário baixar o nível da água para iniciar a instalação.

Galeria

Aquecimento Solar

Capa de Proteção e Térmica

Instalação e Manutenção de Bomba

Trocador de Calor

VOCÊ TEM ESSAS DÚVIDAS?

É muito caro construir uma piscina em casa?

Pode se estimar quanto pode custar a construção de uma piscina em casa. Isso irá depender de vários fatores que influenciam diretamente no orçamento da obra, como o projeto, tamanho e tipo da piscina, materiais, entre outros.

Tem ainda o acabamento da área, que pode tornar a sua piscina mais barata ou extremamente cara. Outro fator que deve ser levado em consideração ao ter uma piscina em casa são os equipamentos de limpeza e manutenção. Afinal, todos possuem um custo e a piscina exige um cuidado contínuo.

É seguro ter iluminação na piscina?

A iluminação subaquática moderna é completamente segura e confiável.

Ao contrário do que se usava antigamente, hoje a tendência é a utilização de lâmpadas e LEDS que funcionam com baixíssima tensão e que, até por isso, não representam qualquer risco para os usuários da piscina, mesmo que o sistema apresente algum problema.

Qual a profundidade ideal para uma piscina residencial?

A profundidade ideal para a piscina é um assunto subjetivo. Vão existir pessoas que preferem uma piscina com os tradicionais 1,20m de profundidade. Mas certamente também vão existir famílias que preferem uma profundidade de 1,50m ou 1,80m. Portanto o melhor a se fazer é analisar a sua estatura e sua preferência. Se possível, analise seu comportamento em piscinas de diferentes profundidades e veja em qual você se sente mais confortável.

É válido avaliar também a preferência de toda a família! Uma dica da é construir uma piscina de profundidade variável que possa agradar as crianças na chamada “prainha” e os adultos numa parte mais profunda.

Quais os tipos de revestimentos para piscina mais comuns?

FIBRA

Para quem sonha em ter uma piscina em casa, as de fibra são sinônimo de instalação simples e custo baixo, principalmente quando comparadas aos modelos de alvenaria ou vinil

Para assegurar que a sua piscina será instalada dentro dos padrões e com segurança, opte por empresas e profissionais especializados nesse tipo de trabalho.

VINÍLICOS

Revestimentos vinílicos também são uma boa opção para piscina de alvenaria. Nesse caso, a piscina é construída normalmente e a aplicação do vinil ocorre após a finalização da obra. Uma das grandes vantagens é seu baixo custo, proporcionado por três fatores: baixo custo do material em si, rápida instalação e, por se tratar de um material impermeabilizante, dispensa essa etapa durante a construção da piscina. Os revestimentos vinílicos também podem ser encontrados em diferentes cores e a confecção acompanha o formato da piscina, sendo de fácil limpeza e manutenção. Contudo, se houver algum dano ou furo no vinil, é preciso contratar uma empresa especializada para fazer os reparos.

CERÂMICA

A cerâmica é mais um dos tipos de revestimentos para piscina bastante tradicional e amplamente utilizada em diferentes projetos, sobretudo em piscinas com áreas maiores. Uma grande vantagem da cerâmica é que, por ser resistente e bastante durável, é possível manter suas características originais por muito mais tempo. Além disso, dificilmente o material irá acumular sujeira, já que o tipo de argamassa de rejunte é mais flexível. A cerâmica também permite criar piscinas com um visual moderno e atrativo por meio de seu aspecto esmaltado, fosco ou rústico. E, assim como os azulejos, também possuem variedade de cores, formas e tamanhos.

Qual diferença entre piscina de fibra e fibrada?

Na hora de escolher uma piscina, muitas pessoas acabam optando pelas fabricadas em fibra. Isso ocorre por diversos motivos, como o preço, a facilidade e rapidez de instalação, ou ainda pela preferência pelo material, o qual é de fácil limpeza e conservação.

No entanto, ao contrário do que ocorre com outros tipos de piscinas, as feitas em fibra dificilmente oferecem modelos personalizados. Isso porque já vêm de fábrica, com o casco pronto para ser instalado e medidas definidas.

Isso faz com que a pessoa necessite optar por modelos já disponíveis no mercado, o que nem sempre é de total agrado, pois o formato pode não ser o mais adequado para o espaço que se tem em casa. Em casos assim, uma opção pode ser a construção de uma piscina fibrada, ou seja, revestida com fibra de vidro.

A piscina revestida com fibra de vidro, também conhecida como fibrada, oferece à pessoa a possibilidade de construir uma piscina de forma personalizada, escolhendo o tamanho, a largura, a profundidade e o estilo.

Como é feito o revestimento fibrado?

Assim que realizada a construção, vem a parte da aplicação do revestimento em fibra de vidro, uma espécie de manta que é fixada nas paredes, no fundo e nas bordas da piscina.

O processo é finalizado com a pintura com geo coato mais indicado para a fibra de vidro. O geo coat é uma espécie de resina que protege o revestimento e dá um acabamento.

DEPOIMENTOS DOS CLIENTES

  • Alessandra Bonfim
    Excelente atendimento, e satisfação do contrato ao momento da entrega!
    Alessandra Bonfim
  • Ana Elisa Lima
    Excelente atendimento, trabalho de qualidade. Tudo muito bem feito.
    Ana Elisa Lima
  • Max Miliam Studio D3D
    Satisfeito! Excelente atendimento!
    Max Miliam Studio D3D